6 de out. de 2017

tutorial de estojo escolar em formato de livro































Foi inspirada em um típico estojo usados pelas crianças do Ensino Fundamental aqui na Alemanha (entre eles, meu filho de 7 anos), que apostei nesse estojo retangular, com elásticos e em formato de livro para vender na minha lojinha online. O primeiro foi rapidamente vendido e o segundo também e atendendo a pedidos no Direct Message do Instagram do Costuramor, ensino aqui o tutorial no qual cheguei tentando reproduzir esse estojo queridinho aqui das crianças. 

Abaixo o material necessário para costurar para o seu pequeno ou pequena também:





























- tecido em algodão: 2x  26 por 19 cm.
- manta acrílica: 1x  26 por 19 cm
- revestimento termo colante resistente (usei o Decovil da marca Freudenberg):
1 x 26 por 19 cm.
- zíper de metro ou de 50 cm
- elástico
- viés

♥ Brinque com as estampas: com 2 estampas diferentes, você pode se organizar ao costurar com a parte externa e o forro, além de deixar o estojo bonito e colorido.

♥ O Decovil é um revestimento que deixa qualquer trabalho manual mais resistente, mais durinho, ele é termo colante, de modo que com a cola nele aplicada, fixa-se ao tecido quando passado a ferro e mantido por alguns segundos. O acabamento fica muito melhor.

♥ Com essas medidas, cheguei a um estojo de 20 x 12 x 3 cm.





























1. Passe o ferro sobre o tecido externo na manta acrílica e o revestimendo termo colante no tecido interno.





























2. Dê textura à parte externa do estojo. Eu costurei losangos, porque cabiam melhor na estampa de sneakers coloridos, mas você também pode fazer quadrados, aplicar fitas, sianinhas, vários aviamentos, assim como deixar liso também.

3. Marque com giz a parte interna do estojo para ter referência de onde se deve costurar os elásticos que mantêm os lápis fixos no estojinho. Será importante não costurar elásticos na parte central do estojo, representado como a linha vertical acima. 



4. Hora de costurar o elástico. Não há regras. Acima voce vê a forma mais simples que encontrei para o tutorial de organizar os lápis de cor, borracha e apontador da criança, mas claro que há muitas variações possíveis e se pode costurar mais aqui e ali para ter régua, tesoura ou o que se desejar guardar no estojo.





























Apliquei uma fitinha feita com o próprio tecido na parte externa do estojo apenas para deixar bonitinho e bem dividido. Isso é simplesmente opcional.




























5. Corte as bordas, deixando-as arredondadas e una a parte externa com a interna, costurando-as com as faces para fora.


























6. Caso você esteja usando o zíper de metro, essa é a hora de pregar um viés na ponta de um deles (com o zíper aberto) para dar um melhor acabamento.





























7. Pregue o zíper da forma com que ele se apresenta acima. Pontas que fecham o zíper sempre viradas para dentro. Já feche o estojo e teste se ele está fechando de acordo antes de pregar o viés:





























Se o seu estojo não fechou reto, é porque o zíper foi pregado com distâncias desproporcionais em relação ao centro do estojo:


















































8. Hora de costurar o viés e encher de lápis de cor!




























Um comentário :

  1. Lindo, Pri! Vc está profissional de estojos! Pelo seu tutorial, não me parece uma tarefa muito difícil, mas requer prática. Prática principalmente no pregar fecho e viés. Os tecidos são lindos. Um belo trabalho. Obrigada pela partilha. Bom fim de semana! bj

    ResponderExcluir

Obrigada por costurar seu comentário aqui no bloguinho! ♥
Perguntas são respondidas no seu blog.