9 de nov. de 2012

idéia de embalagem para meu pequeno negócio criativo




Hoje eu senti uma vergonha alheia de postar o meu tutorial para a #sextacriativa. A idéia não parecia boa, o resultado não foi o esperado e as fotos do PAP ficaram péssimas. Estou sem câmera e iPhone não faz milagre. Também descobri que a #sextacriativa fica pronta na quinta e não na sexta-feira. Coisa de iniciante. Portanto, deixei pra lá e como já havia fotografado o último produto vendido na minha lojinha sendo empacotado para o envio, resolvi escrever sobre isso e lembrei imediatamente de uns bons posts a respeito*.

Today I felt a little shame for posting my friday's tutorial. The idea didn't look so good, the result was not what I was waiting for and the pictures were terrible. I have no digital camera now and an iPhone makes no miracles. Nevermind! Cause I've made pictures of my last sold product's packaging, I decided to write about it and I remembered immediately about some good posts about it.**

Eu costumo usar papel de seda branco para envolver os produtos. A intenção é deixar o produto levemente visível debaixo de apenas uma folha de papel branco para criar uma curiosidade na pessoa que o recebe. Dobro com cuidado e coloco um barbante simples (isso é barbante? Pergunta de expatriada!) para dar um laço. Antes do laço eu coloco uma tag carimbada para enfeitar. O investimento no pacote é muito pequeno e faz toda a diferença. Ao invés de mandar fazer carimbo personalizado com o logo da loja que nem vende tanto ainda, usei alguns com referências ao meu trabalho como um carimbo com um desenho de uma máquina de costura ou um carimbo de texto escrito handmade, identificando que meu trabalho é feito à mão.

I usually work with tissue paper to decorate the products. The intention is to let it lightly visible under only one sheet and cause a curiosity in the person who receives the package. I fold carefully and use a twine for the loop. Before I make the loop, I fix a tag with a stamp to decorate. The investiment is small and makes such a difference. Instead of order a customized stamp with my shop's logo, I used a few references about my work with a sew machine stamp or a stamp with the word {handmade}.



Por que não uma tirinha de washi tape na hora de fechar o envelope? Dá um toque criativo e deixa lindo. Um carimbo significativo como esse de texto que leva a mensagem Made with love vai ser visto assim que o comprador abrir o pacote. A mensagem de que o produto foi feito com amor já está dada.

Why not a piece of washi tape at the moment of close the package? It gives a creativ touch and makes it prettier. A stamp with the message {Made with Love} means so much and will be seen exactly when the buyer opens the package. The message that this products was really made with love is just given.




Acho que a empreendedora de um pequeno negócio criativo, precisa se colocar no lugar da pessoa que recebe o produto feito à mão em casa. Não dá pra simplesmente mandar o produto sem um toque especial. Afinal, o artesão aplica tanto talento no produto que se pode usá-lo também no pacote. Eu percebo como é sem graça receber um produto do Amazon em casa, aquele pacote simples de uma empresa super rica e consagrada. Essa semana vi uma imagem nas redes sociais que tem a ver com o trabalho do artesão e tem todo um fundo ideológico acompanhado. Trata-se de uma mensagem de incentivo à compra de produtos de natal feito por artesãos ou pequenos negócios locais. Olha só!

I believe a small creative business' owner should be on the shoes of a buyer who receives the handmade product at home. It's not enough just to ship the product without a special touch. After all, the crafter applies so much talent on his work that it could be also used for the package. I notice how graceless it is to receive an Amazon's purchase at home with those simple packages of a rich company. This week I saw an image on the social networks that matches with this point of view and has also an ideological background. It is a message with an incentive to purchase of christmas presents made by crafters or from small business. Take a look!





Aqui está uma idéia: Vamos comprar presentes de Natal de pequenos negócios locais e autônomos. Por exemplo, de um vizinho que venda online, um artesão local que faça jóias, uma loja local de flores, padeiros locais com seus bolos feitos em casa e chocolates. Vamos nos assegurar que nosso dinheiro vá para pessoas individuais e não para empresas multinacionais. Desta forma, mais pessoas dos arredores terão um natal melhor. Apóie pessoas de verdade. 'Curta' ou compartilhe se você acha que este é um jeito incrível de mostrar o seu apoio à essa comunidade!






*Achei dicas preciosas em um post do blog Everything Etsy e em outro post do portal do vendedor do Elo7 para outros produtos e artesanato em outros segmentos, além de claro, alguns também aplicáveis para acessórios feitos a mão como os da minha lojinha. Também tenho guardado outras dicas para quem tem loja virtual em portais de venda de artesanato em um mural especial do meu Pinterest.

** I found precious tips on a post of Everything Etsy for other products and craft in other segments and also some can be used for similar products like mine. I've also kept some other tips for craft online sellers on a special board of my Pinterest.



12 comentários :

  1. Oi Priscila!
    Eu adorei o seu post.
    A embalagem faz uma grande diferença sim, e como!
    Isso que você falou de se colocar no lugar é perfeito.Eu adoro embalagens !
    A "primeira impressão" funciona mesmo!
    Eu tenho que usar plástico bolha e as embalagens ficam bem mais gordinhas para proteger principalmente a parte externa da caixinha.
    Fica escondida :(
    Já vi caixas de encomendas chegarem detonadas...
    Mas meu sonho são caixas personalizadas.
    Estou buscando isso.
    Sua embalagem é linda, elegante!
    Gostei muito...
    Coisa de perfeccionista mesmo:)
    Vou levar a dica lá para o resumo, tá?
    :)
    Vou ver os links que você indicou, já li o do Elo7 porque é onde tenho a loja.
    Gostei da campanha, da ideia...
    bjs

    Ah, pode chamar de barbante.
    Aqui chamo de barbante de sisal (parece)
    Tenho vermelho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria.
      Os meus envelopes também são todos revestidos de plástico bolha e meus produtos nem são tão delicados como os seus. Acho que deve ser difícil mesmo pra você chegar à melhor embalagem para os seus. A gente tem que ir renovando.
      Obrigada pela força no seu blog que tem tantos visitantes e foi muito responsável pelo bom começo do meu.

      Ah, barbante de sisal. Já vi o vermelho antes mesmo, seria perfeito para as vendas de Natal.
      Abraço, Maria!

      Excluir
    2. Oi Priscila!
      Quando invento então de colar muito coisa na parte externa...mais proteção! rs

      Imagina...meu blog é 'filhote' ainda!
      Mas sou completamente a favor da divulgação, da troca de ideias.
      Sempre digo que não criei um blog pra ficar "muda" rs
      Ainda vai aparecer muito por lá...
      Nem precisa me agradecer por isso ;)
      bjs

      Comprei um de sisal com dourado, para enfeites de Natal, bem bacana também!
      bjs, ótimo sábado!!

      Excluir
    3. Se o seu é filhote, o meu é embrião. :)
      Beijo e bom fim de semana. ♥

      Excluir
  2. Oi Pri,
    adorei seu post e não entendi a vergonha... fico lindo! A embalagem é charmosa e prepara para fofura que está por vi.
    beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dani! Achei a mensagem muito interessante e senti que precisava espalhar por aí!
      Então, o tutorial ia ser de um cartão de natal, talvez eu tente de novo e poste aqui.

      Excluir
  3. OLá querida Pri!!
    Amei seu post!
    Amei as Dicas!!
    Suas embalagens são lindas flor!Parabéns!
    XerOOo

    ResponderExcluir
  4. Ótima postagem Pri. Você falou pouco e disse muito. Lendo "Here is an idea" até me deu uma idéia de fazer uma campanha em meu blog já q muitas das pessoas q o seguem são pequenos empresários assim como você. Quem sabe? Vou matutar essa idéia.

    ps.: seu pacote ficou lindo, e tem toda razão uma tirinha de washi tape no envelope faz toda a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Regina
      Faça isso sim, viu. Não apenas porque nos favorece mas é algo que as pessoas poderiam adotar. Incentivar a criatividade e desafogar a riqueza de empresas já tão bem estabelecidas. Eu vou fazer isso com certeza ao escolher os presentes dos meus filhos.
      Vamos espalhar essa idéia!!

      Excluir
  5. Oi Pri! Andei passeando aqui pelo blog lindo e encontrei esse post lindo também!
    Há tempos venho refletindo sobre a necessidade de detalhes importantes em minhas embalagens, alguns deles, com certeza, são o sisal (quero encontrar o vermelho!) e a tag. Mas ainda não encontrei um símbolo que defina a identidade do meu trabalho, já que faço tantas arteirices (em busca da identidade perdida rsrs).
    Mas me dê algumas dicas, por favor:
    1) As tags é vc quem faz? Cuma? rs
    2) Você pode me indicar algum site em que encontro um desses Esse carimbos "feito a mão"?
    Quando puder, fale-nos mais sobre dicas de embalagens, você é sempre tão clara em seus posts e nos inspira tanto. :D
    Obrigada pela visita ao mei bloguito! apareça sempre que puder. Pq eu estarei por aqui.:)
    Obrigada! Beijocas! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol,

      eu também não tenho marca. Eu comprei uns vectors de Photoshop em formato de pássaros uma vez e um deles tinha um rabo de coração. Cortei o rabo dele num editor de imagens e virou minha logo!
      Pensei em algo simples, numa cor que você gosta e acredita que chame atenção e se associe imediatamente ao nome da marca.

      1) TAG: Essa eu comprei, mas a Dani do blog Assim ou Assado fez um post bacana sobre como fazer as próprias tags, você pode usar cartolina branca, por exemplo.

      http://www.assimouassado.com/2012/11/etiqueta-presente.html

      2) Se você está no Brasil, tente contatar essa vendedora Elo7 aqui. A loja dela não tem produtos agora mas você pode perguntar se ela ainda está produzindo carimbos.

      http://www.elo7.com.br/atelieramandapin/carimbos/al/58FDC

      Beijos e boa sorte.

      P.S.:Eu quero mesmo fazer um post novo sobre isso. Logo logo ele aparece. ;)

      Excluir

Obrigada por costurar seu comentário aqui no bloguinho! ♥
Perguntas são respondidas no seu blog.