21 de jan. de 2013

blog lindo é blog autêntico




Acredite, existe ética na blogosfera. Não existem regras estabelecidas, mas bons blogueiros sabem com o que lidam e respeitam o trabalho dos seus colegas. Como o nosso meio está voltado para as artes manuais, é natural que hajam pessoas que despertem a vontade de mergulhar no nosso mundo também, mostrando trabalhos e tendo retorno com isso, seja com visitas, comentários e apreciação em geral. Existem pessoas que encontram sua identidade e sabem mostrar, pacientemente a conquistam, desenvolvem e crescem na web. Mas também existem pessoas impacientes, admiradas com o nosso universo que talvez não saibam como postar o trabalho de outro artesão ou estão tão ansiosas por reconhecimento usam da cópia de tutoriais e postagens para fazer o blog crescer.

SE RECOMENDAR UM OUTRO BLOG:

Sempre se informe bem antes de postar o trabalho de outra pessoa. Antes de apanhar imagens e links, leia melhor as informações do blog. Procure pelo FAQ, escreva um e-mail ou leia no final da página sobre a política de utilização do conteúdo do blog. Isso é muito delicado. Existem blogs que não permitem o uso de imagens de forma alguma. Informe-se primeiro.

A imagem, quando permitida é até aceitável, mas copiar o texto é no mínimo deselegante e uma falta de respeito com uma blogueira que teve tanto trabalho para compor um post para não ganhar nada, que apenas o fez por amor ao nosso hobby. Recomende, não copie o post.

Considere aplicar o link do post original também sobre as imagens. Colabore com a pessoa, cujo trabalho você admira. Num futuro breve, alguém pode fazer isso por um trabalho seu também.




SE FALTAR VISITA:

Bata de porta em porta: Torne-se seguidor do blog que te inspira tanto. Comente e deixe seu link. Não apele, seja elegante. Dê sua opinião sobre essa postagem interessante. Acompanhando posts interessantes, as idéias virão para o seu blog e com conteúdo interessante (e próprio, que é melhor) as visitas vão aumentar.

Use as redes sociais: Facebook e Twitter já estão aí, mas que tal fazer um mural no Pinterest só com os posts do seu blog? O Pinterest é uma rede social interessante, predominantemente feminina e que respeita o link original de uma página da internet, mesmo que compartilhado centenas de vezes. Escolha a foto que melhor resume a sua postagem e conforme ela for compartilhada, pode trazer visitas ao blog.

Comente: A interação com outros blogueiros vai gerar amizade e um interesse mútuo por tudo de novo que virá a ser postado pelas partes envolvidas. Neste mundo, todas estão sedentas por novas idéias e sempre haverá essa procura se você comentar com sinceridade. Não force nada. Diga o que há no seu coração para ser dito no seu comentário. 

Escreva: É o melhor remédio. As visitas e comentários só virão quando houver conteúdo no seu blog. Blogar também é um jogo de intuição. Aposte no que você sente que vale a pena postar. Pode ser muito interessante para algumas pessoas. Não tenha vergonha de mostrar sua criatividade e suas idéias. Li no Blog da Hannah uma vez que 'Blogar é a arte de falar sozinho'. É a mais pura verdade



SE FALTAR TEMPO

Escreva num papel como e quando você tem um tempo livre para se dedicar a esse hobby.
Você não precisa fazer tudo na mesma hora. Destine 30 minutos de um dia para pesquisar, 30 minutos de outro para comentar, 30 minutos de outro para escrever e assim por diante. Que tal um post por semana? Melhor menos e bem feito, não é mesmo? 



SE FALTAR INSPIRACÃO

Visite blogs, comente, elogie. Só assim você pode despertar novas idéias e passar a enxergar o craft na sua vida. Seja no cartão de aniversário do namorado. No bolo de aniversário do filho. Na reciclagem que ajuda o planeta e melhora o ambiente da sua casa. Olhe para a sua vida. Como deixá-la mais bonita? 

Afinal, qual é a sua arte? Será que você precisa um dia saber costurar tão bem assim, se você mal tem paciência para sentar na máquina de costura? Será que você tem mesmo paciência pra tricotar que nem aquelas coisas lindas que viu naquele blog? Será que você precisa mesmo fazer aquelas velas aromáticas só porque achou bonito no post de ontem daquele blog que você adora? Saiba admirar e não necessariamente copiar. Que tal achar a sua identidade? Você já viu como o artesanato moderno é abrangente? 

- Costura
- Encadernação
- Bijuterias
- Papelaria
- Crochê
- Tricô
- Perfumaria
- Fotografia
- Decoração...

De repente, você só precisa admirar o que já está admirando e pode encontrar ou desenvolver o seu talento em outra coisa. Pesquise e as idéias e inspirações vão surgir.


O PEIXE MORRE PELA BOCA

Esse post veio ao Blog Lindo devido a postagens tristes que vi ultimamente. Seja pelo não conhecimento de como recomendar um blog ou por pura falta de respeito mesmo. Um deles descobri numa divulgação, pelo Pinterest. Se tratava de um blog já estabelecido na web que postou um tutorial afirmando ser próprio, apesar de fotos próprias, sendo que o tutorial é longo conhecido de um dos blogs que está no top 10 de DIY & Crafts do Blog Lovin'. Será que ela precisava disso?




A MINHA EXPERIÊNCIA

Nunca aconteceu comigo. Pelo menos nunca vi um post ou um trabalho da lojinha copiado. Meu blog é muito jovem, tem apenas 6 meses de vida e 2 e meio de postagens mais frequentes. Eu estou feliz como ele está. Definitivamente, quantidade e qualidade são coisas diferentes. O blog nasceu SIM depois de tanto admirar outros e impulsionada por motivos pessoais. Encontrei no blog uma válvula de escape para despejar idéias e desencanar da dificuldade da adaptação à nova terra. E acrescento:
- Eu gosto que me deixem links nos comentários para descobrir o que você faz.
- Eu praticamente não vejo mais TV. Somos tão manipulados e há tão pouca qualidade que assisto apenas aos noticiários. E nesse tempo que seria da TV, eu visito vocês e escrevo aqui.
- Por um tempo, escrevia sabendo que só uma leitora estava acompanhando meus posts. Pensei em desistir, mas continuei.
- Fiquei tão curiosa sobre como algumas blogueiras faziam o layout do blog por si mesmas que pesquisei muito e o Blog Lindo nasceu.
- Eu confesso que leio e comento posts pelo smartphone de tanta curiosidade e ultrapasso o limite do tempo destinado à internet.
- As idéias para as postagens do blog surgem no dia-a-dia e não na frente do computador. Aparecem quando cozinho, quando vou dormir, quando cuido dos filhos. Anoto num papel e posto quando posso, tenho postado duas vezes por semana.
- Meus posts nunca ficam prontos de uma vez só. Sento todo dia um pouco no computador e vou continuando aquele mesmo post. Assim, resolvi o problema do tempo e da auto-cobrança.
- Pretendia expor aqui algumas fotos de lindos trabalhos sobre os primeiros blogs que conheci: blogs de crafters alemãs e adivinhe: todos eles têm os direitos reservados e não pude colocar as imagens aqui.

Imagens da loja Etsy Photography by Karina que eu amo.


27 comentários :

  1. Falou e disse. Esse tema é sensível e precisa muito de atenção. Ontem, vi um monstro muito parecido com o que fiz e sem nenhuma referência. Respirei fundo e pensei: foi inspiração...
    um beijo, querida
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Pri eu adoro essa parte do seu blog que vc fala da blogosfera e faz tutoriais. Saiba que aprecio demais o seu capricho e vc está coberta de razão, existe sim uma ética não explícita na blogosfera, semana passada mesmo descobrimos uma pessoa que vivia copiando posts de amigas minhas, ficou horrível para a pessoa que copiava. Eu tb quase não assisto televisão, o hobby de bloggar, ou seja, escrever, tirar fotos, caprichar, pesquisar, responder, enfim, criar, me anima muito mais. Vc poderia ser colunista da revista com esse tema de tutoriais para deixar o blog mais lindo e levantando discussões sobre o assunto. Se tiver interesse, fala comigo. Beijos =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo convite, Larissa.
      Fico lisonjeada. Vou escrever pra você com calma!
      Beijão!

      Excluir
  3. Oi Priscila!

    Que super post, li antes mas só agora consegui acessar o comp. para comentar.
    Sabe que eu concordo com tudo o que você disse.
    Essa questão da ética - a falta dela - me deixa bastante aborrecida.

    Sempre procuro essa informação das fotos, e em muitas há a informação de poder usar uma foto + o link, é o que faço.

    'Não apele' foi ótimo!
    Estou vivenciando um pouco disso também.
    Eu estou bem disciplinada com o meu horário na net, e acabo fazendo mais visitas a noite porque até a hora que fico no comp de manhã, muitos posts não foram publicados.
    Também não ligo para TV, prefiro acompanhar blogs :)
    Aproveito que o marido está estudando, muitas vezes aqui ao lado e ainda faço companhia :)
    Vou linkar para cá no resumo da semana.
    Percebeu que a minha ética nem pergunta mais rsrs
    bjs

    E ainda bem que não desistiu!
    Também li esse artigo da Hannah, e é assim mesmo.
    Tenho vários posts do início que estou pensando em reeditar versão 2013!:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo suporte Maria!
      Temos que espalhar nossa causa, seja com o meu post ou com os de vocês.
      Fico feliz por fazer parte do resumo com um assunto importante como esse.
      Super beijo!

      Excluir
  4. Amei, amei a postagem, você tratou de uma forma tão bacana e concordo plenamente com cada detalhes...
    Bjs e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Postagem mais do que perfeita!! Amei.
    Vc disse tudo... existe etiqueta na blogosfera tb, e vale o bom senso.
    Qdo criei o meu blog, achei que ninguém o leria, e hj me surpreendo com a qtde de amigas especiais que ele me proporcionou. E adoro conhecer mais e mais blogs interessantes, como o seu.
    Só acho que extrapolo no tempo... hahaha... mas é que são tantos cantinhos bacanas pra visitar.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  6. Olá Priscila.Meu nome é Rosana, brasileira de Santa Catarina.
    Tudo o que você falou sobre blog, tem minha aprovação.Sou blogueira há 4 anos e adoro!Meu blog é meu passatempo, ele me alegra,me emociona, me fortalece com tanto carinho que recebo.Todos os posts que faço são de coisas reais da minha vida,costuras, crochê, receitas, desabafos, minha casa...Muita coisa é inspirada em outros blogs e sempre dou os devidos créditos.
    Gosto de comentar nos blogs que visito, acho delicado e afetuoso. Blogar é uma troca de experiências, eu gosto muito!Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Priscila,
    Conheci seu blog semana passada por meio da Maria (a querida do comentário acima)... e ele veio em boa hora, num momento em que estava querendo dar uma repaginada no blog. Segui suas orientações e hoje estou muito orgulhosa de ter feito tudo sozinha (porém com suas orientações) um blog mais clean. Falarei disso amanhã por lá e também pretendo falar um pouco sobre essa ética durante a semana.

    Tenho percebido a ênfase nesse assunto e acho importante que todas nós falemos sobre isso. Já encontrei duas ou três fotos minhas "voando" pela net... fiquei feliz por ter inspirado outras pessoas, porém ficaria mais se os créditos estivem nelas.

    Bjs,
    Renata
    www.nomeuapartamento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Pri,
    achei a postagem fantástica.
    Tenho visto casos na blogosfera de cópia descarada.
    É tão legal você citar um blog, faz bem para o seu blog, bem para blogueira citada...
    A blogosfera é imensa e tem espaço para todo mundo.
    Posso divulgar essa postagem?

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim! Fico feliz!
      Segurei esse post como rascunho por um mês até não agüentar mais.
      Abracei a causa por todas nós.
      Um beijo e muito obrigada, Carol!

      Excluir
  9. Oieee Priscila,
    cheguei aqui no seu bloguinho atraves da Carolina (aqui em cima) que publicou no blog dela ^^

    Olha amei tudo que vc escreveu, e me inspirei muito, vou guardar tudo que vc disse para aplicar na minha maneira de ser no meu blog, muito obrigado pelas as dicas, todas nós precisamos de concelhos assim.

    Vou ficar por aqui sempre vistando seu blog, pois adorei o seu cantinho!

    http://docelardaeli.blogspot.com.br/
    Bjoos, eli.

    ResponderExcluir
  10. Perfeitas dicas!! Cheguei nesse post por uma indicação em outro blog, e deu pra ver que você o escreveu com toda paciência e vontade. Ficou super completo! Já te adimiro! =]

    help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi! Vim aqui recomendada pela Carol.
    Que excelente postagem. Gostei também das dicas.
    Volto com mais calma para conhecer o teu cantinho. Beijo

    ladodeforadocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do seu post e queria comentar sobre todos os tópicos, mas dois me chamaram mais atenção! eu tenho uma tag no meu blog sobre indicações de coisas que amo, blogs, filmes, sites, blogueiras, tal! Sempre posto as redes sociais, links, vídeos, etc. acho legal a gente compartilhar o que gosta e é chato gostar de algo e não saber onde achar mais! Outro ponto foi o plágio. Há mais ou menos 2 anos atrás meu blog teve um post TOTALMENTE copiado, até as girias, carinhas e expressões a pessoa copiou, uma leitora me alertou e eu descobri, fizemos campanha e tudo para retirar do ar, mas depois acabei deixando para lá. Isso chateia e desestimula, mas como vi que uma leitora me avisou e sabia que era meu isso me confortou! Vixe, o comentário ficou grande, beijão!

    rockcomluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. adorei essa postagem,e vou procurar seguir as suas dicas,que sao valorosas,principalmente a de escrever.bjus no coraçao.http://wwwcrislima007blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. O meu blog tbm é recente, tinha um outro que era bem visitado quando eu ia casar, mas dps que casei as coisas mudaram e de foco pra mim e eu fiz um outro que hj tem ligação com o momento que estou vivendo. E está no começo, mas é assim que tem que ser, aos poucos vc cria popularidade, amizades... e quem gosta mesmo do que faz nem se importa tanto com isso, né? Mto bacana o post, parabéns. Bjo!

    ResponderExcluir
  15. Seu post foi muito fofo!!
    Adorei....
    Em sábias palavras disse tudo!
    Grande bj

    ResponderExcluir
  16. Pri, é muito louvável você fazer uma postagem (ótima, por sinal) sobre algumas regrinhas q deveriam ser seguidas para se fazer um blog. Por outro lado, eu acho triste isso ser necessário. O meu blog é um retrato de quem eu sou, e ainda acredito que assim é com todos os outros blogs, quero dizer qdo em um blog a gente vê atitudes de desrepeito, seja copiando, seja nunca mencionando a fonte de inspiração, eu acredito q a dona daquela blog deve ser uma pessoa sem princípios, sem respeito para com o outro. Uma pessoa do tipo 'querer levar vantagem em tudo'. Acho difícil aprender a ser uma pessoa de bem qdo já se é um adulto.
    Mas quero parabenizar você por essa postagem, nunca é demais 'puxar a orelha' daqueles q não sabem se comportar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, Regina.
      Foi exatamente isso que quis passar e o seu raciocínio cabe exatamente com o que quis dizer. Todo blog reflete o caráter de cada autor. Cabe a nós expressarmos quem somos, seja bom ou ruim, respeitoso ou não, original ou não.
      Obrigada!

      Excluir
  17. Olá, Priscila! Adorei sua "cartilha", concordo que ética e bom senso devam caminhar juntas, sempres. Beijo, Helka

    ResponderExcluir
  18. Oi, Priscila! Adorei seu post, simples, sincero e educativo. Também tenho um blog, nunca vi nada meu ser colocado em outro blog sem minha autorização, mas também já vi barbaridades com postagens e fotos de blogueiras amigas. Bom senso sempre é um bom caminho!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Pri, vim lá da Maria - que indicou seu blog.
    AMEI o post, li inteirinho, duas vezes, só faltando passar canetão no monitor rs.
    Beijos, boa semana!

    ResponderExcluir
  20. Oi Priscila, estou passando por aqui pela primeira vez,e gostei muito. Eu tenho dois blogs e não sei o que colocar, então eles estão parados me esperando ter tempo..rsrsr. Vejo trabalhos belíssimos e fico com vontade de mostrar todos, pois merecem ser mostrados de tão lindos, mas ainda sou muito sem noção em escrever e postar; até mesmo os meus trabalhos rsrs.
    Mas vc tem razão em alertar sobre mostrar e identificar as pessoas que realizaram os trabalhos, afinal é o minimo que se pode fazer, né?
    As pessoas precisam aprender a respeitar mais, ser gentis,atenciosas... tudo está vindo rápido de mais por causa dessa nova comunicação, mas nem por isso devemos esquecer a educação, o respeito..
    Parabéns! Aprendi mais um pouco, obrigada. bjs
    Giselda Lyra

    ResponderExcluir
  21. Ótimas dicas! Pra quem realmente gosta de blog e faz isso com paixão, é ótimo ler isso, e saber que com jeitinho dá pra crescer. Meu blog é bem pequeno ainda, mas não faço questão de seguidores, até porque escrevo sobre coisas mais ou menos pessoais. Estou montando um segundo blog com amigas-mães, e acho que vai ser ótimo explorar um pouco do outro lado. Enfim, gostei muito do seu blog e conheci há pouco tempo, mas está favoritado! {:

    ResponderExcluir
  22. Oi Priscila, primeiro muito obrigada por ser do tipo que compartilha informação! Tenho dois blogs, um já há dois anos, sobre macramê (www.entrenosmacrame.blogspot.com.br) e o outro eu acabei de criar (primeira postagem hoje), ai estava formatando (gosto desse estilo mais limpinho também) e acabei caindo no seu blog. Simplesmente apaixonei! E já utilizei várias de suas dicas, pra deixar o blog lindo também :D . Esse meu novo blog é sobre festas ecológicas e maternagem, ainda não tem nada novo, mas se o tema te interessar, faz uma visita lá, e dá uma opinião sobre o blog, vou adorar! Já estou seguindo o seu e acrescentei à minha lista de blogs de interesse, porque agora vou acompanhar sempre. Mais uma vez obrigada!
    o novo blog é: www.asfestasdemanuca.blogspot.com.br espero sua visita! Bjs

    ResponderExcluir
  23. ótimas dicas, muito muito obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigada por costurar seu comentário aqui no bloguinho! ♥
Perguntas são respondidas no seu blog.