6 de fev. de 2013

à procura da foto perfeita



Para fazer o pequeno negócio criativo crescer na web, a fotografia é responsável por 90% do sucesso dele. Acho que ando me dedicando pouco ao meu e antes de investir mais em divulgação, preciso melhorar as fotos. O cliente compra a imagem de alguma forma. Uma vez que não se pode tocar o produto, ele tem que parecer atraente. Para isso, fiz uma vez um mini estúdio de fotografia, de acordo com um tutorial do blog do Elo7 usando uma caixa de papelão, papel vegetal e cartolina branca. Até fiz uma maior depois, mas algo deu errado e notei que a borda da imagem fica um pouco marrom, mesmo usando três luminárias. Acho que eu não sei posicionar as luminárias ainda. Enfim, procurei um método mais fácil e criativo para fotografar ao ler um post da Revista Mollie Makes que me ajudou muito. Ele reúne 6 passos para melhorar a sua foto usando luz natural e superfície de madeira, agregando elementos para decorar a foto como acessórios de costura que dão um charme para a foto. 

Lá fui eu: peguei a mesa de madeira do jardim que já tem um aspecto de velha e fiquei até com vergonha de usá-la. Não é bem uma superfície das mais bem cuidadas, mas juro que a madeira do post original da revista é mais feia do que a minha. Passei um lustra móveis e usei a luz do sol que vem da janela como única luz para fotografar. Com o post, aprendi mais com essas dicas:

1. Conheça os recursos da sua câmera

♥ O mais importante pra mim foi conhecer a minha câmera e entender os recursos dela. Obtive uma melhor foto quando usei este botão aí abaixo para ajustar a luminosidade da foto na própria câmera. Observando câmeras digitais de pessoa conhecidas, notei que todas elas têm o mesmo recurso, inclusive de marcas diferentes. Pode até ter sido coincidência, mas vale a pena dar uma olhada na nossa. Fez uma boa diferença na foto. Deixe o máximo possível ajustado. É um símbolo de + e -. Clique na imagem para vê-la maior.

Fuçando a minha câmera, que é uma das mais baratinhas que encontrei com carregador próprio, descobri recursos para editar a foto na própria câmera! Bom o tempo que líamos manual de uso, não é mesmo? Nem me pergunte onde está o meu, odeio papel.


♥ Não use flash, use o sistema de reconhecimento de rosto e não use zoom: É melhor tirar a foto de perto para focar o que você quer que seja relevante na imagem como um detalhe, um laço, um botão, tal e cortar a foto no editor de imagens. Use a foto com o enquadramento mais amplo possível. Quando a gente usa muito zoom, a foto fica desfocada. Se a sua câmera informa no display, a distância em metros baseada no zoom, não ultrapasse 1 metro. A minha de hoje é mais simples e não tem isso.

2. Abuse da superfície de madeira

♥ A superfície de madeira é charmosa, elegante e neutra. Deite a câmera sobre a madeira e o efeito de profundidade da foto fica muito bonito. Claro que se a câmera estiver ereta, pode acontecer de não capturar todo o produto na foto e ele sair cortado, mas você pode mover a câmera para trás, enquadrando o seu produto na foto, sem perder a elegância da madeira na foto.



Ainda acredito que cada produto tem seu fundo mais adequado como: 
. quadrinhos bastidor na parede;
. ecobags penduradas na cadeira ou em um gancho na parede;
. almofadas em banco de jardim;
. acessórios pequenos com fundo branco: chaveiros, bijuterias, acessórios para cabelo e etc.



Também usei a minha cômoda branca do quarto como base. Elas tem leves riscos cinzas que mal dá pra perceber nas fotos. Acho que nem preciso mais de cartolina. A foto ficou muito melhor do que no mini estúdio. Foi só observar e aguardar pela melhor luz do sol do dia, lá penas 3 da tarde e a foto ficou assim:




Usei acessórios para ilustrar as fotos dos meus produtos como flores de tecido que tenho feito ultimamente, livros de artesanato, linhas e também itens que tem a ver com o produto que vendo como lápis de cor e acessórios de escola (clipes, canetas coloridas, tesoura). Você também pode usar flores em um potinho. Dá um charme lindo para as fotos da sua lojinha. É sempre importante acrescentar nas descrições do produto que os elementos de decoração não acompanham na compra.

- Esconda as marcas dos acessórios, valorize a sua;
- Use objetos em bom estado, não necessariamente novos;
- Nem tudo que acompanha precisa estar reto, transmita naturalidade na composição da imagem;
- Foque o seu produto, cortar os elementos que o acompanham a foto no enquadramento não tem problema e fica muito bonito. Chame atenção para seu produto.

A verdade é que o que as crafters tem feito é recortar o produto na foto no programa do Photoshop e colar num fundo branco de imagem com o maior branco que existe, da cor #FFFFFF. Então, não tem erro, a foto fica perfeita. Mas Photoshop custa uma fortuna. Meu marido me falou que se vende um pequeno estúdio fotográfico completo numa loja de material de construção e faça você mesmo aqui perto, mas custa 60 euros. Não pago. Eu vou chegar lá. A semana tem sido assim, fotografando muito para colocar meu pequeno negócio pra crescer, bem assim, à procura da foto perfeita.



26 comentários :

  1. adorei as dicas vou tentar melhorar minhas fotos...vou usar suas dicas :)
    bjao Pri.

    ResponderExcluir
  2. Pri,
    suas dicas são sensacionais!
    Eu criei um 'mini-estúdio' feito com caixa de papelão e EVA branco. É claaaaro que tenho muito o que aprender e melhorar, mas já ajuda bastante.

    beijinhos :**
    Carol
    Um blog simples
    Facebook

    ResponderExcluir
  3. Oi Priscila!
    Só para variar adorei o post :)

    As fotos ficaram lindas, claras.
    Eu uso a cadeira da sala de jantar que é em couro branco e náo possui divisão entre encosto e assento. É uma peça única.
    E ainda não está legal.

    Não sei se vou conseguir usar a caixa de luz, mas vou tentar...
    Por conta da profundidade da caixinha, tenho que brigar com sombras e aprender a eliminá-las.

    Tenho que olhar a minha máquina com mais carinho também.
    Adorei todas as dicas!
    bjs

    Ah, os trabalhos estão lindos, elefantinho fofo :)

    ResponderExcluir
  4. Pri,

    I agree with you 100%, the quality of photos on the web it's extremely important. People who wants to sell their products online have to learn how to take better pictures, and most of the time just a few adjustments make a product look much better. I like a lot these 2 photos you took.

    Suas bolsinhas sao lindas e acho q ficaram mais lindas ainda porque as fotos estao muito boas.

    ResponderExcluir
  5. Pri,
    adorei as dicas. Na minha casa antiga conhecia a luz de cada cantinho e acho que o jeito é pesquisar. Eu sempre uso luz natural.
    não sei como chama, talvez refletor caseiro de luz...mas tenho uma caixa de vinho de madeira com um lado coberto com papel alumínio. Uso para diminuir a sombra na foto, ajuda bastante
    gostei muito da última foto - para mim, fico perfeita!
    adoro acompanhar suas aventuras ; )
    beijo,

    ResponderExcluir
  6. Pri, realmente adorei as dicas... Já estou aqui pensando com fazer...#Obrigada por compartilhar!
    #Beijos e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  7. Oiee Pri,
    as suas dicas são perfeitas!
    Eu preciso ter mais carinho quando for tirar as fotos, pois ficam sempre escuras, mas suas dicas me ajudaram muito! Obg por compartilhas e as suas fotos ficaram ótimas!
    Adorei as bolsinhas ^.^

    Bjoos, eli.

    ResponderExcluir
  8. Olá Pri,
    Tu és uma fofa!
    Gostei muito das dicas flor!!
    Parabéns!Belo post!!
    Olha fiz uma tulipa,inspirada no seu PAP =)
    Vou mexer mais na minha câmera para descobrir essas funcionalidades.
    xerOo

    ResponderExcluir
  9. Oi Pri,
    Adorei as dicas!!
    Para quem não é profissional, fotografar nossas artes não é tarefa fácil... essas dicas são valiosas. Eu troquei a pouco tempo minha câmera por uma semi profissional. Já senti um enorme diferença, mas ainda estou "apanhando" para usar os recursos da melhor maneira.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Pri vim responder a sua pergunta lá do blog sobre o tecido das necessaire de vaquinha.
    então é tecido de algodão mas eu coloquei papel contato que fica grudado no tecido...mas tbm dá pra coloca um plastico
    tbm que vende p fazer este tipo de trabalho e não sujar o tecido...
    acho que vc pode encontra em papelaria ....
    bjaoooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, Paola.;)
      Nunca pensei em perguntar na papelaria.
      Eles devem ter mesmo.
      Um beijo!

      Excluir
    2. Priscila,esse plastico q a Paola linda fala,vc tbm encontra em casa de aviamentos,em armarinhos,é o plastico vinil,para forrar mesa,q nós usamos para fazer as necessaires plastificada,e se vc for arriscar,vai uma dica:Use talco no plastico,pois na hora de desvirar,facilita MUITO,e depois é só passar um paninho seco q o talco sai!!
      e se der trabalho pra costurar,use papel de seda..assim a maquina nao enrosca na hora de costurar!!

      Excluir
    3. Que dica divina. Muito obrigada.
      Vou procurar e testar em um retalho com as suas dicas.
      Ajudou muuuuuito.
      Muito obrigada! ♥

      Excluir
  11. Oi Pri, adorei as dicas, estou precisando aprender a melhorar minhas fotos. aqui em casa sempre peço pra minha filha fotografar, mas quando não dá, sai umas fotinhos mais ou menos...rsrs
    Obrigada pelo carinho lá no meu bloguinho!
    Beijos e bom feriado.

    ResponderExcluir
  12. Vim aqui por indicação da Maria e adorei!
    Estou seguindo.
    Muito boas suas dicas sobre fotografias, post bem legal.
    Beijos

    www.tuorganizas.com

    ResponderExcluir
  13. adorei esse post.
    te vi na casa de Maria.
    posso colocar esse link no meu blog ????


    bacione

    ResponderExcluir
  14. Priscila...que post maravilhoso..adorei...minhas fotos não são muito boas,tenho que melhorar..adorei tudo♥

    ResponderExcluir
  15. Olá Priscila,

    Que boas dicas. Eu fiz um estúdio de fotografia, desde com caixa de papelão e papel vegetal, minhas fotos melhoraram muiiiiiiito com ele. Nem sempre tenho tempo para fotografar durante o dia e com o mini estúdio posso tirar fotos das peças pequenas em qualquer momento. Com isso passei a postar com mais frequência. Agora vou incorporar as suas dicas e tentar melhorar ainda mais. Obrigado por compartilhar!!!
    beijo

    ResponderExcluir
  16. Oi Priscila!
    Tudo bem por aí?
    Ótima semana para você...
    E você teve mais ideias a respeito daquele email???rs
    bjsss

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas, eu sempre vejo essa revista e fico doida para comprar, vou compra-la no final de semana, parece ser bem interessante. O dificil para mim eh encontrar luz natural aqui nesse clima "maravilhoso" do UK, so falto fazer acrobacias para tirar uma foto com a luz boa rs rs Beijos =*

    ResponderExcluir
  18. Oi, Pri!
    Achei ótimo esse post, ainda não tenho um negócio criativo, mas tenho um blog e nem sempre minhas fotos saem como eu gostaria. Com certeza colocarei as dicas em prática. Além disso, estou me ensaiando pra adquirir uma máquina melhor e quem sabe um curso básico de fotografia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá Pri, acabei de te conhecer pelo blog da Edna casa de fifia, e como vc, sou brasileira e vivo em Portugal, mas é incrível, parece que temos imãs e vamos nos encontrados por aí, o que é muito muito bom para matarmos a saudade. Adorei o seu post, me ajudou bastante, hoje como é Domingo, vou aproveitar para vasculhar minha máquina, rsrs. Obrigada pelas dicas, beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Olha que não é fácil tirar a foto perfeita. Tenho usado bastante itens com as fotos, notei que me chama mais atenção quando visito lojas assim. Quero comprar uma câmera melhor e também aprender a fotografar melhor, cada dia a gente aprende um pouco mais não é?

    ResponderExcluir

Obrigada por costurar seu comentário aqui no bloguinho! ♥
Perguntas são respondidas no seu blog.