27 de mar de 2013

a experiência etsy


Eu me rendi. Abri uma loja no Etsy para comparar recursos, chances de vendas e descobrir coisas.
O efeito foi imediato. Alguns minutos depois de abrir, ainda inserindo os primeiros produtos, uma designer de jóias me escreveu uma mensagem parabenizando meu trabalho e oferecendo ajuda para dar dicas para minha loja no universo Etsy. Achei ela muito prestativa e generosa pela atitude. Terminei o que queria e perguntei logo na cara o que ela fez para o negócio dela crescer e adicionei o link da minha loja no DaWanda para ela visitar também, assim como ela me pediu.
Acho que o que ela disse, serve pra todas nós de alguma forma. Ela citou que uma loja no Etsy (ou em qualquer site de venda de artesanato semelhante) tem que ter no mínimo 100 produtos (achei exagero) para se impor aos clientes com opções, porque a prática aperfeiçoa e expõe mais a loja nos resultados de pesquisa.

Ainda acrescentou que as minhas fotos deveriam ser mais humanas, ter crianças, mãos para o cliente se espelhar nos produtos, se enxergar usando eles. Mostrar também a parte de trás dos produtos nas fotos, evidenciando o bom acabamento dele. Que eu deveria vender pro mundo todo e não só na Europa, afinal o Etsy não é brincadeira, pra começar, ele é uma invenção americana. E o mais surpreendente: que meus preços estavam muito baratos. Que quando o produto é muito barato, significa que o material pode também não ser de qualidade, reduzindo a imagem de qualidade do produto final. Quando a pessoa paga mais por um produto, ele fica valorizado. Que não posso subestimar meu talento e desvalorizar as horas que gastei para produzí-los. Comparei com outros semelhantes e fazia sentido. 
Ela tem uma linda loja com muitas vendas realizadas em um curto período (sempre olho isso).  

Recentemente, li num blog de uma americana (que perdi o link) uma entrevista de uma designer de cartões que deixou o trabalho para se dedicar em período integral ao pequeno negócio no Etsy (isso pra mim ainda é utopia) e ela disse que aprendeu a crescer perguntando o segredo dos outros, escrevia perguntando a outras vendedoras o que fizeram para as lojas venderem tanto, na cara dura. Muitas nem respondiam ou nem gostavam, mas outras responderam e isso foi trazendo a ela todo o know-how para fazer o pequeno negócio criativo dela crescer. Quando eu comecei a fazer isso (sim, já fui ignorada!) essa vendedora super simpática apareceu. Sem querer nada em troca. Quando a esmola é grande, o santo desconfia ( é assim que se fala?) mas muito do que ela disse é válido. Falei aqui outro dia que precisava do click administrativo para enxergar meu hobby como um negócio, lembra? E isso está me pegando, ultimamente. Percebi que há muito trabalho, mas muito trabalho mesmo por trás desse sucesso, pequeno que seja, não é assim só com talento e sorte, e talvez um tempinho de sobra pra se dedicar. Acho que preciso ser mais persistente e estou me esforçando muito depois dessa conversa com ela e observando algumas leituras de blogs especializados por aí.

Vou manter as duas lojinhas por enquanto, não é difícil manter, difícil é montar a loja, entender, conhecer. O número de visualizações na loja Etsy e nos produtos especificamente é muito maior do que no DaWanda. O Etsy parece algo mais internacional, mais forte. Vou continuar observando e me decidir no futuro com qual ficar.

Para as aspirantes a melhorarem o pequeno negócio criativo ou a abrir um, recomendo imensamente o Manual do Vendedor do Etsy (The Seller Handbook) que tem sido uma bíblia cheia de respostas para as minhas perguntas.






28 comentários :

  1. Oi Priscila,

    Legal fazer essa experiência e mais ainda encontrar alguém disposto a ajudar e contar os 'segredos'.Coisa rara mesmo.

    A qualidade das fotos sempre está nas dicas.
    100 produtos é bastante mesmo, ainda mais para quem está começando e vende sob encomenda, diferente de quem abastece a loja para começar a vender.

    Eu procuro mostrar todos os lados das peças,até porque no meu caso, tenho acabamentos diferentes.

    Vender 'para o mundo todo' é um passo bem maior, na minha opinião.Mas pensar 'grande' é foco!

    A questão do frete é o prazo tem que ser bem administrada para não ser um ponto negativo.

    E preço, quando não temos uma comparação - pois são peças diferenciadas - podemos errar nas contas mesmo.

    Muito legal ela passar essas informações e obrigada por dividir com a gente também.
    Dicas assim são sempre vindas, ainda mais quando encontramos alguém como ela.

    Na semana que vem - se tudo der certo - vou a feira RIO ARTES MANUAIS, e o SEBRAE fará uma série de palestras sobre empreendedorismo, gestão de pequenas empresas, etc... e quero assistir.O que escutar por lá, trago para cá :)

    bjs
    Vou ver o link que deixou.
    Boa sorte na nova loja, já teve logo de início!

    Ah, o que te disse por lá.
    As casinhas não irá para a loja, está longe de um acabamento de venda . Essa ficará para o Natal, as outras - espero conseguir fazer rs - serão menores com utilidade :)
    Obrigada!!!

    bjs

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    1. Obrigada Maria, também estou na torcida e no trabalho para ver isso acontecer.
      Escreva sim sobre a feira pra gente, adoro saber dessas coisas, já que agora moro interiorrrr (rs) e pouco tenho chance de visitar esses eventos legais.
      Beijinhos!

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  2. Oba, oba, oba... para quem andava desanimada há uns dias atrás agora já tem a sua loja. Parabéns e ficamos na torcida para muitas vendas.

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  3. Oi Pri, com as mudanças do Elo, fiquei num dilema. Até entrei em várias lojinhas para ver como eram e gostei da Iluria, porém, fazendo as contas, percebi que sairia elas por elas. Além do empenho em deletar todas as fotos e alimentar a nova loja...
    Mas fico feliz por estar indo para um lugar que à satisfaz.
    Adoro seus posts.
    Beijos.

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  4. aaaah toda sorte pra vc com a noca loja... tive saudades daqui q te busquei la no meu blogoroll!! <3

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  5. Oi Pri,
    No final do ano passado, fiz alguns cursos para me especializar no meu futuro negócio e também levei um "puxão de orelha" com relação aos meus preços. Até hoje faço algumas vendas "informais" (parentes e amigos) e percebi que ao colocar um preço maior (não abusivo, mas justo), estamos agregando valor no nosso negócio. Afinal, além de usarmos material de qualidade, ele é um trabalho 100% artesanal, feito à mão, um à um e esse é o nosso diferencial. Para isso é importante trocar essas experiencias com outras arteiras e colher dicas valiosas como essas.
    Boa sorte e sucesso nessa nova etapa!!
    Obrigada por compartilhar suas experiências...
    Beijinhos

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  6. Fantastico! Adorei a dica das fotos mais humanas, para mim faz sentido. Amiga vc eh um talento e eu te desejo muito sucesso. Um livro que mudou bastante a minha cabeca foi "A cabeca de Steve Jobs", deve ter uma versao germanica por aih e acho que seria legal pra vc ler. Foi esse livro que me fez parar para delinear o que eh a revista Vida Todo Dia pra mim, o que eu quero, quem eu quero que seja meu leitor. Apesar da revista ainda ser um hobby, eu realmente aplico tudo que aprendi nela. Fato eh que bati o pe essa semana e nao aceitei o sorteio pelas razoes que te disse e ainda fechei a fan page. Desculpe minha intromissao, nao sei nada sobre artesanato, mas eu acho que a sua marca precisa de um estilo que seja a assinatura dela. Por exemplo, Romero Britto tem um estilo, Cath Kidston tb, a moca das Tildas tb. Algo que fala por si sobre a sua marca, nem que seja um pequeno simbolo (por exemplo, as bolsas kipling possuem dezenas de copias, mas aquele macaquinho so a kipling tem)acho que isso vai lhe destacar entre os concorrentes. Adoro esse tipo de post. Beijos

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    1. Então, Larissa
      Já tenho isso em mente e já até achei um fornecedor de etiquetas com preço bacana aqui mas falta desenvolver a marca.
      Já me inscrevi em cursos de Photoshop e criação de sites mais pro meu lado profissional mesmo, mas que vão ajudar a desenvolver isso.
      Penso até em criar um site com blog e shop tudo junto.
      Obrigada pela observação. Beijinhos!

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    2. Eu me metendo de novo: eu ia adorar ter algo que tivesse um coraçãozinho pendurado, bem fofo feito esse do costuraamor. Entre um produto sem coração e outro com coração, eu ficaria com o mais fofo rs rs Beijos amiga, desculpa a intromissão, é que eu adoro inventar coisas!

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  7. Olá Pri,

    Ótimas dicas para o futuro. Guardarei com cuidado e espero usar em breve. Quem compartilha sempre encontra outra que compartilha isso é muito importante e abre muitas oportunidades. Quem tem medo de compartilhar, para não perder clientes, avança mais devagar que quem compartilha. Existe mercado para todos nesse universo que é a internet!
    beijo

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  8. Oiii Pri,
    fico feliz em ter aberto a lojinha e está aprendendo aos poucos as manhas nessa ramo, eu como não entendo, estou deixando somente o meu desejo de PROSPERIDADE, que Deus te ilumine e abra as portas para o seu negócio. Torço por você.

    Feliz Páscoa!
    Bjoos, eli.

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  9. Pri, desejo-lhe boa sorte com o seu empreendimento! Procure investir sempre mais, e faça diferença! As pessoas gostam de coisas ousadas, elegantes e básicas!

    Feliz Páscoa!

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  10. Olá Pri,

    Desejo uma feliz Páscoa!
    Beijos

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  11. Oi Priscila,
    Obrigada e ótima Páscoa também!
    Depois mostra o que fez de 'bunitinho' :) heim!
    bjs

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  12. Pri,
    Digo e repito - adoro seus posts, sobretudo sobre este tema. Para mim, eles preenchem uma lacuna desde da pausa do asim sim. A-do-ro acompanhar a aventura do seu empreendimento criativo. Fiquei encantada com a generosidade dessa moça.
    Suas fotos estão cada vez mais lindas!
    beijos e boa páscoa!

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  13. Como é bom quando encontramos gentileza pelo caminho!
    Desejo a você ainda mais sucesso!
    Rosa
    Le Paquet

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  14. Oi Pri, imagino... também estou com a lista enooorme rs.
    Faça sim, é bem fácil.
    Beijos.

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  15. Pois é, ainda tem pessoas que gostam de esconder os segredos... Percebi isso com as fotos, quando tava querendo melhorar cheguei a perguntar, mas me respondiam de tal forma que continuava sem entender, e não perguntava mais pra não ser chata. Eu quando descubro uma coisa legal que pode beneficiar outras pessoas gosto de compartilhar, é sempre bom fazer o que gostaríamos que fizessem pra nós, não é?

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  16. Olá, Pri! Que post ótimo :) Estou pensando em abrir uma lojinha pra vender quadros/ ilustrações minhas. Como não seria algo de larga escala (poucos ficariam na sessão de reimpressões, por ex) acha que é melhor abrir uma loja no ETSY ou no STORENVY? Obrigado!!

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  17. Oi, Pri. Gostaria de perguntar para vc, M de Maria Ateliê e outras vendedoras mais experientes sobre como é a questão do frete no Etsy. Por exemplo, no Airu, Elo 7, Tanlup, o vendedor cadastra o peso e tamanho do produto. Quando o cliente faz uma compra, ele coloca o CEP dele, daí o sistema dá o valor do frete. No caso de um vendedor residente no Brasil que vende pelo Etsy para o exterior, como é o procedimento? Como saberei qual o valor do frete e prazo de entrega para enviar um produto para EUA ou Londres, etc. ? O Etsy é ligado ao sistema dos Correios?
    Obrigada pelo post.
    Abraços e sucesso no seu negócio.

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  18. Você já pensou na questão do cálculo de frete?
    Recentemente eu também abri uma loja no Etsy. Tudo estava perfeito, até eu descobrir que no Etsy você só tem a opção de colocar um frete único para cada país. E como eu pretendo vender principalmente aqui no Brasil fica complicado colocar um preço único, já que a gente sabe que aqui os preços variam muito.
    Mas a estrutura do Etsy é maravilhosa. O painel de configurações e estatísticas é 10.

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  19. Olá Pri,
    você tem ideia de como é a questão do frete nesse caso? como calcular tempo e valor para outros países? existe algum tipo de integraçao na plataforma do Etsy?
    estou pensando em abrir uma loja lá mas não faço a mínima ideia de como isso funciona, no Brasil é de boas, colocamos um valor fixo em média e tudo bem, mas para outros países como é feito isso? alguém sabe qual seria o tipo de serviço seguro dos correios para envios internacionais? fico com receio de enviar e o pacote nunca chegar ao destino e ficar com má reputação com o cliente...
    Me ajudem por favor!!!

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  20. Olá, Carol!

    O melhor é você criar um perfil lá no Etsy e ver as condições gerais deles.
    O envio quem estabelece é você mesma, tantos os destinos como os preços e os prazos. Não há uma ferramenta para calcular assim que você dá o CEP como existe no Elo7 provavelmente.

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  21. Oi Pri, obrigada pela resposta,
    vc já fez algum envio para fora do Brasil pelos correios? fico com muito medo de enviar e a encomenda não chegar, tem esperiencia nisso? em qual seria a melhor forma de envio e a média de valores?
    beijos

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  22. Olá, obg por todos os esclarecimentos e dicas. Ando há 2 anos ter uma lijinha no etsy.
    Mto sucesso.
    Abçs
    Mércia Faustino

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  23. Carol, eu nunca vendi pelo Etsy. Apenas abri a loja lá. Não cheguei a vender.
    Mas moro na Alemanha e aqui o correio é muito eficiente. Sempre vendi pra União Européia quando mantinha minha loja no portal alemão de venda de artesanato DaWanda.com.
    Então, a partir da minha experiência não posso te responder porque não moro no Brasil.
    Como disse, não há um recurso pra calcular o frete. Talvez no site dos correios brasileiros? Aqui há um modo de pesquisa no site do correio alemão em que simulamos conforte destino, peso e tamanho do pacote.
    Um beijo!

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  24. Olá Meninas sou nova no ramo de vendas dos meus produtos no Esty, e estou em busca de dicas sobre depositos e formas de pagamneto e ameio o blog !!!!
    Mas também posso dar minha ajuda, trabalhei com o sistema de e commerce por um bom tempo e se tiver duvidas sobre valores de envios já que cada produto tem seu peso e localidade diferenciam os valores basta ir no site dos correios e efetuar uma simulação de compra com o cep de destino, batata e não tem prejuízos e lhe informa o prazo de entrega!!! beijus

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  25. Gostei imenso do seu blog.
    Sou de Portugal e estou a começar a fazer algum artesanato.
    Obrigada pelas informações que disponibilizou.
    Parabéns e boa sorte.
    Um abraço

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