20 de mai. de 2013

festinha de menina feita à mão

Não foi como eu esperava. Foi melhor. Tivemos lindos momentos, surpresas. Foi inesquecível.
Uma vez li com uma amiga um post de um blog de um francês radicado no Brasil, que conta suas impressões da sua nova terra e nele, ele comentou que as festas de aniversário do Brasil mais pareciam a coroação de um imperador romano. Que era comum encontrar mais adultos que crianças e bebidas alcóolicas também estavam presentes. Aquilo mexeu comigo.
Em compensação, aqui na Alemanha minha filha já foi em festa que não tinha nem bolo, uma vez era batata chips e refrigerante, noutra salsicha vienense com batata frita. No geral, os europeus comemoram sim com bolo e festa, mas é algo mais simples, charmoso e descomplicado. Não há salão de festa. Tudo é feito em casa. Talvez por isso hajam tantos blogs gringos com idéias incríveis para as festas. Mês passado minha mãe me contou no telefone que foi na festa da filha de 3 anos de uma parente, em um salão alugado para a festinha e tinha uma foto da menina que ocupava toda a parede. Pensei comigo: A festa foi pra quem? Pra filha ou pra mãe?
Onde foi parar o charme? Cadê a Bossa?
Enfim, como tenho jardim e meus filhos fazem aniversário na primavera ou verão, sempre faço a festa lá fora o que a faz parecer grande, mas não é. Tudo foi feito em casa e feito à mão e tem cara de feito à mão. E a festa da minha filhota de 9 anos ficou assim:



Toalha de mesa feita em casa


















Tulipas de tecido substituíram flores de verdade

Os baleiros receberam um simples laço de fita de cetim rosa para decorar. 
Os brownies à direita são da .


Costurei as próprias sacolinhas de lembrancinhas da festa para as 8 meninas convidadas, considerando que as de plástico com os mesmos motivos de sempre (só Princesas, Hello Kitty...) eram muito...não tinham amor. Neste modelo simples, elas levaram balas, docinhos de feltro e cada menina levou uma tulipa de tecido para casa.


Para ocupar as meninas, comprei esmaltes coloridos e acessórios para unha e todas elas fizeram a unha juntas. Foi uma diversão só. Virei manicure neste dia.



A receita do bolo de baunilha foi descoberta pela amiga no blog Glorious Treats. É na verdade, uma receita para cupcakes adaptada para o bolo que foi coberto com raspas de chocolate. O topper do bolo foi feito com um simples varal de bandeirolas de washi tape segurado por palitinhos de churrasco. Mas fiz bandeirolas de verdade que também se fizeram presente na festinha. 


Também foram trazidas para o presente da menina. Meu marido e eu nos juntamos e a presenteamos com uma casinha de jardim para ela. Que ainda vai receber uma lata de tinta, cortinas, flores e um peso para porta charmoso. Tem gente que dá uma mega festa no salão para os filhos, tem gente que dá iPhone pra criança, Nintendo 3DS e outras maquininhas semelhantes que fazem a criança ficar paradinha... Eu fiz uma festa simples e dei uma casinha de jardim com infância dentro.

Tudo o que fiz foi feito com o material que tinha em casa. Me comprometi a não comprar nada e inventar com o que tinha. Por isso as sacolinhas tem tecidos de estampas diferentes. Eram todas de restos dos meus retalhos.

Colaboraram MUITO para as minhas inspirações dois posts em especial da tag Goooglando do blog No meu Apartamento, da Rê: Um post sobre festinhas e até um outro post sobre casamentos. Valeu, Rê! ♥

21 comentários :

  1. Ainda ontem pelo telefone,falando com uma tia do Brasil,comentávamos sobre as festas "infantis" lá,chegámos à conclusão,lógico,que são feitas para os adultos e não para a própria criança.E que se gasta uma fábula,quando há maneiras bem mais simples de se comemorar.
    Ficou linda, a casa é o sonho de qualquer criança.
    Tenho que voltar para ler com mais calma e absorver todos os detalhes. Parabéns a toda a família!

    ResponderExcluir
  2. Parabens Pri pelo capricho! Acho um delicia preparar festas para minhas filhas!
    Lembrei também das minhas primeiras festas infantis aqui na Alemanha, e tenho que afirmar fiquei meio decepcionada. Mas, por incrível que pareça, as minhas amigas alemãs gostaram muito desse jeito DIY de festinhas a la Brasilien, e aí vou ajudá-lãs a preparar sempre a festa. Tudo em casa, mas bem lindo e cheio de carinho!
    As super festas com "efeitos especiais", pra mim, é muito glamour. Porém pros adultos!
    Beijos e bom feriado
    P.S. Adorei a casinha...;-)

    ResponderExcluir
  3. Lindo, lindoooooo!
    Qto amor nos detalhes!! E é disso que criança precisa: amor e carinho.
    Não tenho dúvidas de que as meninas se divertiram muito, e de que foi inesquecível para a sua filha: parabéns a ela, atrasado.
    Amei seu post, Pri!!
    Sou totalmente contra a presentear crianças com aparelhos tecnológicos. Meu marido deu um celular pra minha enteada qdo ela tinha 6 anos. Argumentei, fui contra... mas não teve jeito. Deu no que deu! rs (#abafa)
    Super parabéns pela organização, pela festa linda!!
    Bjks
    :)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns para a filhota e para a mamãe. Amei tudo e quero um pedaço deste bolo que está delicioso.

    ResponderExcluir
  5. Oi Pri,
    Quanto amor!! É só isso que vejo quando olho para essas fotos...
    Saber que eu tenho uma micro parcela que floresceu suas inspirações me deixa muito feliz - cada diz mais descubro que ter um blog é isso - trocar ideias e fazer parte de momentos especiais, mesmo que à distância (aliás, gostou do brownie?? =)

    Concordo com tudo que falou... hoje as festas estão cada vez mais mirabolantes, cheias de efeitos e lembrancinhas que precisam de manual... mais adultos que crianças nas festas o que faz perder o verdadeiro sentido da comemoração.

    Cada vez que olho festas como a sua me fazem pensar no carinho, dedicação e amor em cada detalhe - valores que realmente precisam ser passados para nossos filhos. Eu adoro aniversário por causa disso... minhas festinhas sempre foram feitas na escola ou em casa e minha mãe sempre preparava tudo, cuidava de cada detalhe e vejo pelas fotos quanto amor tinha naqueles momentos... até hoje eu gosto de comemorar assim - com pouca pessoas, num clima sem complicações e muito chocolate, claro! =)

    Outro detalhe foi o presente... às vezes me assusta ver crianças com 9, 10 anos com celulares modernos para falar com o namorando. As etapas estão sendo puladas e o que vemos são mini adultos que perderam a infância cedo demais. Adorei a casinha... certamente ficará muito mais charmosa.

    Parabéns Pri... arrasou!! =)
    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós adoramos o brownie, Rê.
      Fiz mais de uma receita sua. Adaptei um pouco o de floresta negra para esse mais simples porque seria mais prático para as meninas comerem.
      E gostei muito do fato de a receita não ser tão doce já que aqui na Alemanha as delícias inglesas não tem vez por levarem muito açúcar.
      Todo mundo adorou. Acabou antes da festa acabar. :)

      Excluir
  6. Pri, que festa linda, tudo perfeito.
    Tenho certeza que sua princesa amou tudo. Eu fiquei in love com a casinha, imagine ela.
    Parabéns pelo capricho e dedicação.
    Beijos, boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Oi Priscila,

    Como ficou linda!
    A Rê disse tudo.
    Muito caprichada, lugar super gostoso e muito carinho nos detalhes.
    As sacolinhas ficaram lindas, a aposto que as meninas fizeram a festa com unhas pintadas!
    E essa casinha! Linda demais!
    Será uma delícia essa decoração feita à mão em detalhes!

    Parabéns, tudo muito bonito e como tem que ser.
    Lotado de sentimentos especiais!
    bjs,ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. ficou tudo lindo , e como é bom fazer tudo né...tem mais emoção em cada coisa ...
    bjs
    boa semana

    ResponderExcluir
  9. Priscila, fazia as festa de aniversários de meus filhos no salão de festa do edifício.
    E eu fazia tudo.
    E eu participava das brincadeiras.
    Corrida de saco, Esconde-esconde, Correr com limão na colher.
    E era sempre uma delícia.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Linda festa, com cara de infância e que vai ficar certamente guardada na memória da pequena (e provavelmente em fotos penduradas na casinha de jardim). Coisa boa é ver criança ser criança; temos a vida inteirinha para ser adultos! Minha filha tem a mesma idade e brinca embaixo do bloco (coisa de brasiliense), anda de bicicleta e joga futebol apesar de ser super girlie.
    Parabéns para sua princesa!
    Rosa
    Le Paquet

    ResponderExcluir
  11. Oiii Pri,
    ameeei cada detalhe da festinha da sua filha, muito amor em tudo!
    Me identifico muito com você, sou adepta do "faça você mesmo", onde em tudo tem um tok de carinho... e o presente que ela ganhou, aahh APAIXONANTE, meu sonho de consumo quando criança rsrs perfeita a casinha, vai render brincadeiras maravilhosas para a sua menina :D
    Amoo o blog da Rê, muitoo inspirador mesmo ♥

    Doce dia,
    bjoos, eli.

    ResponderExcluir
  12. Que fofa que ficou essa festinha. Adorei! Amo bandeirolas, no bolo ficou um máximo. A casinha na madeira já está liiiinda. Nem pintava.
    A primeira festa de aniversário do meu filho fiz em casa de festa, mas a partir da segunda, já estava morando em casa com quintal e passei a fazer aqui mesmo, como sempre sonhei.
    Também sou eu que decoro, faço as lembrancinhas, os docinhos... A madrinha dele é fera em cupcakes e nos dá de presente.
    A cervejinha está na nossa cultura, não pode faltar, senão muita gente nem aparece, principalmente homens. Sinto falta de mais crianças, mas acho que é porque ele ainda não estuda.
    Ano que vem quando entrar pra escolinha acho que isso muda. Mas acho que sempre terá mais adultos que criança, porque culturalmente aqui quando uma criança é convidada a família toda vai, não costumam ir sozinhas. Não é assim ou estou enganada? rs...

    Pri, olha, depois veja um post especial que fiz lá no Fiapinho, tem algo que te interessa, tá?! rs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaque.
      Acho que a cultura explica isso, mas ainda assim sou resistente a oferecer a cerveja na festa de aniversário. Por mais 'amigo' que a pessoa seja. Em algumas situações, os pais ficam. Eu tive uma mãe aqui e tomamos café com biscoitos e bolo.
      Embora estejamos na terra da cerveja, isso não é tão cultuado como no Brasil (que a cerveja tem um gosto horrível perto da alemã, leve e artesanal).
      Assim como o cigarro visível e presente aos jovens não fumantes pode influenciar, acho que a cerveja não deveria estar na vista das crianças em uma festa infantil.

      A festa da minha filha também encheu em comparação aos tempos em que ela não ía para a escola.

      Beijinhos ♥

      Excluir
  13. Adorei! E a festa da minha pequena é em novembro, dá tempo de ir planejando e fazendo (já que não sou tão habilidosa com a costura, rs). Pena que não temos um jardim tão lindo quanto o teu pra acomodar uma casinha ;/ Sou super adepta de "fazer a festa" - comprar tudo pronto é tão cinza,sem emoção e indica o pouco tempo que dedicamos aos nossos filhos. Desse jeito, tudo fica mais especial! (:

    ResponderExcluir
  14. Pri eu tinha visto esse post desde quando vc o publicou mas resolvi so comentar quando eu pudesse parar e ler com calma (fiz isso hoje). Que lindo, que delicadeza, vi amor impresso em cada detalhe dessa festa. O presente da casinha no Jardim eh a coisa mais fofa desse mundo, um verdadeiro sonho. Parabens para filha que tem uma mae tao dedicada. Acho certas festas no Brasil ridiculas de tao exageradas e outras aqui no estrangeiro feinhas de tao simples, a sua foi linda na medida exata. Beijos =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "ridiculas de tão exageradas e outras aqui no estrangeiro feinhas de tão simples"
      Você resumiu tudo. É exatamente isso que queria equilibrar. :)

      Excluir
  15. que festa linda,cheia de detalhes. E não tenho dúvida, que marcou para SEMPRE sua filhota. Amor não se compra, se demonstra nos pequenos detalhes. Adorei a bolsinha, o presente (queria uma casa de madeira para mim), e os serviços de manicure. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também queria, Dani. Acho que foi um ótimo investimento.
      Minha casa agora vive cheia de crianças e o jardim está mais lindo.
      Tenho até me dedicado mais a ele. :)

      Excluir
  16. Parabéns Pri, pelo que vi aqui essa festa foi algo que para sempre ficará na lembrança de sua filha - tudo feito com carinho e simplicidade, e o melhor dos presentes - uma casinha de brinquedo no jardim - que felicidade!

    ResponderExcluir
  17. Pri,
    que festa mais linda!!!
    Gosto de festas assim. Que dá para ver o carinho em todos os detalhes. Tenho certeza que sua filha e as amiguinhas amaram. Festa boa é assim!

    Agora essa casinha é um charme! Sempre quis ter uma, acho que por isso que fico encantada com elas. Já imagino as suas criações criativas para essa casinha.

    Abraços,
    Carol
    Um blog simples
    Facebook

    ResponderExcluir

Obrigada por costurar seu comentário aqui no bloguinho! ♥
Perguntas são respondidas no seu blog.