12 de dez. de 2014

neste natal: menos é mais


Este ano, resolvi não comprar nada de decoração de Natal. Tudo o que fizesse, seria feito em casa com o que tivesse em casa. Experimentei dessa vez fazer algo que sempre me prometia fazer e sempre deixava no último lugar da fila: bordar.
Eu amo esses bordados modernos, com desenhos imperfeitos, incompletos, são simples, elegantes, minimalistas e super fáceis de fazer. Perfeito para iniciantes, perfeito pra quem está com as mãos coçando pra fazer algum tipo de artesanato e julga que não pode, porque é muito fácil bordar esses quadrinhos. 
O fato de o próprio bastidor se tornar a moldura, faz o projeto ficar muito charmoso.
Os desenhos são da revista britânica Mollie Makes.

Confesso que fiz isso porque me irrita esse consumismo exacerbado de fim de ano. Tantas ofertas, marketing agressivo esfregado gratuitamente nos nossos olhos. Há muitos anos, minha família (já desde o Brasil) e eu compramos presentes apenas para as crianças. Os Natais não são mais os mesmos. Talvez porque a magia de se ganhar presentes do Papai Noel na infância se tornem cálculos de como pagar as dívidas com o 13° salário quando se é adulto. Dívidas desse consumismo exagerado. Me senti sortuda por poder fazer algo com as mãos e fugir desses produtos de plástico natalinos. 









Respeito o negócio, o empreendimento e sustento de muitos, mas se eu tiver que comprar mesmo: que eu compre dos pequenos negócios de família, da loja do bairro, não do supermercado. Chega! Cansei dessa corrida ao shopping center. De sofrer pra procurar vaga no estacionamento e ainda comprar decoração de natal feita em série? De plástico? Não, obrigada. Eu sou uma costureirinha e vou fazer em casa! Acredito que em muita coisa nessa vida: menos é mais



Desta vez, são poucas coisas que terei aqui em casa, mas o pouco foi todo feito por mim. O improviso foi tamanho, que não tinha fita vermelha para revestir todo o quadrinho bastidor e dei esse jeitinho aí mesmo. 
Nós, costureiras, queremos sempre mais e mais tecidos, acessórios, aviamentos, botões e tudo.
Sempre julgamos que não temos o suficiente e precisamos logo COMPRAR de novo e dessa vez, resolvi fazer com tudo o que tinha em casa. Precisava provar isso pra mim mesma, porque limitava meu retorno ao blog ao fato de não ter material para costurar!
E já ia comprar a decoração de Natal nessas super lojas de faturamento milionário, como fiz ano passado.


Ainda nem terminei tudo. Isso é uma parte do que vai decorar minha casa no Natal. Peguei tudo o que tinha, joguei na minha mesa de trabalho e saiu isso aí. E mais um pouco virá na semana que vem.
E claro, quando usar isso tudo, vai acabar meu material e aí sim compro mais felicidade (tecidos, botões, fitas...♥) pra mim.

Me perguntaram do meu calendário do advento. Acabei fazendo igual do ano passado. Me arrependi horrores quando vi uns liiiiindos no Pinterest (coisas que o Pinterest sempre nos proporciona, né mortais?). Quando eu vejo imagens de decoração do Pinterest então, saio arrumando minha casa.
Me arrependi TANTO de não ter tentado algo novo, mais criativo, mas já foi. O meu ficou extremamente simples, foi feito às pressas. Acho que isso me impulsionou a fazer minha própria decoração de natal este ano.






























NATAL
QUE LINDO

Cheiro de canela quando se assa biscoitos * Gorros coloridos *
Calças longas * Comer flocos de neve * 
Nariz vermelho do vinho quente * Assistir vídeos antigos
* Comer como um rei * Corações e bolas e natal * Achar muitos presentes 
* Cobertor de orelha e fogo de lareira * Escrever aos amigos * 
*** Sentar com a família ***


♥ Todas as minhas inspirações estão no meu painel de Natal do Pinterest. Me segue lá ;)

9 comentários :

  1. Oi, eu AMO esses bordados fofos e os seus quadrinhos ficaram demais! Parabéns! Sua decoração de Natal está linda e inspiradora. Realmente o Pinterest nos traz inspirações incríveis, não é?!? Eu já tive várias vezes vontade de fazer um calendário do advento, mas ficou para o Natal de 2015, porque esse ano não deu tempo... rsrsrs
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Nem preciso dizer que AMEI, né??
    Que coisa linda Pri... Natal craft, feito à mão e inspirando carinho. Aqui em casa não rolou uma decor - pensei em comprar algumas coisas, mas os preços e tudo tão igual acabei desistindo. Vai ficar para o ano que vem e será assim - um Natal craft cheio de pequenos mimos.

    Parabéns, está tudo lindo...
    Beijos e bom finde!!

    ResponderExcluir
  3. Quanta coisinha liiiinda, fiquei me coçando para produzir algo para a minha decoração de natal tambéeem hahah. Como funciona aquele calendário? fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  4. Pri, que delícia esse post! Também tenho agonia dessa coisa consumista exagerada do Natal. Gosto de usar o que tenho, o que já existe. Decoração da casa, por incrível que pareça, há anos não faço. Sempre passo o Natal fora e me dá preguiça de ficar com essa tralha natalina guardada o ano inteiro. Mas eu AMEI o que você fez e também como você provou para si mesma que sua criatividade não está limitada a um tecido ou fita específico.
    Muito obrigada por suas palavras lá no blog! Tantas coisas têm acontecido ultimamente e palavras assim dão aquela sensação quentinha por dentro, sabe? Que você e sua família tenham um período de festas feliz e significativo!
    Beijos

    PS: a minha sombra na foto foi proposital. Que legal que você notou ;-)

    ResponderExcluir
  5. Ótima ideia fazer seus próprios enfeites. Tb estou chegando à conclusão de que não preciso ter tudo que gosto, comprar, comprar e comprar. Desde alguns anos venho costurando os presentes que vou ofertar. Isso me aliviou tanto, me poupando do stress das lojas cheias, das dúvidas sobre o que comprar, das dívidas que entravam pelo ano novo.
    Como adoro receber presentes artesanais, penso que as pessoas podem gostar tb. E se não gostarem do que ofereço, sinto muito, foi feito com carinho e pensando em cada um deles.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ai, eu nem falei que amei seus bordados!!!!! Ficaram tão lindos quanto da revista (o seu tem um charme a mais que é o lacinho)!

    ResponderExcluir
  7. OI, Pri !!
    Vim te conhecer pois vi seu blog no da Gabrielle e ameiiii tudo por aqui !
    Adorei seus enfeites de Natal feitos por vc, parabéns, viu ?
    Estou te seguindo pra não te perder de vista !
    Um super beijo
    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Pri, adorei seus bordados, estão muito mimosos. Admiro muito quem borda, pois já tentei, e não consigo. Ok, ainda não tentei com muita , muita vontade. Mas dá-me a impressão de que é muito meticuloso para mim. Eu gosto de fazer coisas que o resultado apareça rapidamente! sou uma imediatista. Excelente ideia essa de vc fazer seus próprios enfeites. Está tudo com uma ar muito lúdico, próprio de quem tem crianças em casa. Desde que comprei minha máquina, tb tenho eu própria feito os presentes das crianças da família. Por vezes me pego pensando se elas gostam ou as mães apreciam.... Mas tudo é preferivel a comprar algo sem sentido e sem utilidade no shopping. Pelo menos quando faço alguma coisa, faço pensando naquela pessoa em especial.
    Quanto à sua pergunta, claaaaro que conheço a Rosa! pessoalmente encontrámo-nos em março quando ela estava em Lisboa preparando a mudança e combinámos de nos ver ainda esta semana, antes que ela vá passar o Natal no Brasil! Um doce de pessoa!

    beijo grande e espero que vc tenha usado tudo, mas TUUUUDO mesmo, que é para nos presentear com muitas e várias ideias no blog!

    ResponderExcluir
  9. E quer carinho maior do que o handmade? Não existe.
    Bordados nos remetem à infância tb, qdo nossas mães, tias e avós faziam em nosso enxoval. Adoro!! Os seus ficaram lindos, sem brincadeira.
    Eu tb não comprei nada de novo pra decoração. A mesma guirlanda, os mesmos enfeites, mas com o coração feliz. Pq não?? rs
    Aproveitando pra te desejar um Feliz Natal e um 2015 bem especial, com saúde, sonhos e realizações.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir

Obrigada por costurar seu comentário aqui no bloguinho! ♥
Perguntas são respondidas no seu blog.