16 de abr de 2013

meu cursinho de costura 2


Vale cada centavo. Não só do curso que não é barato, mas também o material que comprei. Chegando no meu cursinho de costura, me deparei com máquinas de costura melhores que a minha e costureirinhas melhores que eu, que já costuram roupa faz tempo. Percebi que a maior procura é por mulheres entre 30 e 40 anos que querem economizar naqueles vestidos tradicionais das festas típicas alemãs, assim como os trajes vestidos por elas na Oktoberfest, por exemplo. Comprar um pronto custa uma fortuna, no fim dá no mesmo o preço do curso mais os tecidos (finos) para compor a roupa, mas elas vão para conversar, bater papo e dizer depois: Eu que fiz.

O mais bacana foi participar de uma panelinha de verdade, sair do mundo virtual onde mostramos os nossos trabalhos aqui e fiz isso dessa vez pessoalmente. Trocamos e-mails e estamos combinando para fazer outros cursos. Isso não é bom só pro meu lado costureirinha, mas também pro meu lado estrangeira, uma vez que aqui na Alemanha, as pessoas não são tão calorosas e não desenvolvi tantas amizades.


Ganhei nessa experiência uma nova clutch, dessa vez em zíper, com botões e lacinho de cetim pra decorar. Fiz pra mim também uma necessáire revestida com plástico na parte interna. O plástico usado foi uma sugestão de leitoras queridas aqui do blog que me deram essa dica de usar aquele plástico de cobrir a mesa da cozinha. A aparência nova, o plástico leve, fino e brilhante deram um ar profissional para a minha necessáire que vai guardar cosméticos e não vai sujar meu tecidinho de corações se derramar um pouquinho de creme. Adorei. Penei para costurar o plástico, percebi que preciso comprar uma (boa) máquina nova e agulhas adequadas, mas essa é com certeza uma aposta para a minha lojinha, em breve. Assim como as demais coisinhas que fiz por lá e que tenho criado em casa.


Minha filha também ganhou essa bolsinha rosa acima. Feita pelo molde de um livro da Cath Kidston que comprei há um tempo. Diferente da proposta original do livro, fiz um forro e o acompanhamento da nossa professorinha lá me ajudou muito a dar um melhor acabamento com o forro. Além do detalhe da alça. Ela me ensinou a fazer viés dos tecidos que já tenho, bom pra decorar e personalizar os itens.
Claro que não foi a única coisa que ela ganhou. Também fiz esse estojinho box abaixo pra ela, que já está cheio de lápis e canetinhas. Ao chegar em casa, a primeira coisa que o marido disse ao ver o estojo foi: 'Tá torto, né?' Homens...


Ainda pretendo fazer uma saia hippie no próximo encontro ou algo mais interessante que venha a encontrar por aí. Até lá, dá pra avaliar o que mais posso perguntar e aprender lá pra melhorar nos produtos do meu pequeno negócio criativo. Vamos ver.

16 comentários :

  1. Pri, quais as máquinas de costura que vc viu no curso?
    Quero comprar uma simples e leve.
    A minha Singer é pesada.
    Gostei das suas costuras.
    Aqui onde moro acho que não existe curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliane, todas as outras meninas tinham máquinas da marca alemã Pfaff.
      Eu só encontrei a linha industrial da Pfaff no Brasil, ou seja, essas portáveis, mais leves pra gente, provavelmente eles não tenham porque a Pfaff é a principal concorrente da Singer aqui na Europa.
      Também quero uma nova. Experimentei a Pfaff mas não gostei, porque cresci com Singer e sei lá, parece mais fácil pra mim.
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Oi Priscila!

    Que bom que está valendo mesmo.
    Bem legal falar a 'mesma língua', a da arteirice.
    A clutch ficou linda demais!!!
    Adorei a combinação do P&B.

    Essa ideia do plástico é bem bacana mesmo, sem contar que ficou fofa com o estampado de coração.

    Homens rsrs
    Precisam de óculos :)

    Adorei as novas costurices e as fotos.
    Estão lindas!

    bjs
    Aproveite a Disney aí pertinho, mas é bem cansativo para os pequenos mesmo!

    ResponderExcluir
  3. AAii Pri,
    quanta coisa linda!
    Cada vez que você posta estas coisas linda de costura me apaixono e dá uma vontade de fazer rsrs mas eu preciso comprar os tecidos, ainda não providencie, ja tem tanta coisa na minha lista de projetos rsrs

    Linda sua necessáire, gostei da dica do plástico por dentro, legal.
    Fico feliz por está gostando do curso e fazendo novas amizades, isso é ótimooo!

    Eu ri do seu marido, homens, sei não viu... rs

    Boa semana,
    Bjoos, eli.

    ResponderExcluir
  4. Coisas lindas. Vou ali almoçar porque estou "babando" com estas coisinhas e volto depois para ver melhor.

    ResponderExcluir
  5. Como é bom encontrar pessoas que amam o mesmo que nós no mundo real, não é? Torna tudo mais... real!
    As peças estão lindas, como sempre!
    Adorei o comentário do marido!!rs
    Bj
    Rosa
    Le Paquet

    ResponderExcluir
  6. Que fofinha suas costurices. Amei.
    Pri, estava vendo a marca Pfaff que me falou e encontrei só modelos antigos. Se possível, me passe um link para dar uma olhada nela.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, me parece que a Pfaff só trabalha com máquinas industriais no Brasil, que são caríssimas, sei porque minha filha mãe sempre pagou uma fortuna mas ela trabalha sério como costureira, ela vem da indústria e investiu numa para trabalhar em casa.
      Talvez você encontre no Mercado Livre, mas comprar usada é estranho né?
      Eu não compraria usada não.
      Achei esse link da Pfaff do Brasil, da linha industrial:
      http://www.hotfrog.com.br/Empresas/PFAFF-M%C3%81QUINAS-DE-COSTURA-INDUSTRIAIS

      Beijinho!

      Excluir
  7. Amiga quanta coisa linda, realmente seu curso valeu demais a pena. Tem uma loja de tecidos lindos e aulas bem pertinho da minha casa, to doida pra ir lá! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Uau!! ficou lindoooo...
    Acabamento ficou ótimo!

    beijos do Chá

    ResponderExcluir
  9. Que delícia, Pri.
    Estão lindas!!!
    Seu marido não entende nada de artesanato. É igual madeira, quanto mais veios melhor, rsrs... Fala isso pra ele.
    Quis tanto fazer um curso de corte e costura aqui no Rio, mas você só encontra em Senacs e Senais da vida, caríssimos, demorados... quase um curso superior de moda, rs... Não deu $$$.
    Aprendi com minha avó, quando era criança, a passar a linha na máquina, a não ter medo dela, sabe?
    Mas a prática mesmo aprendi sozinha e muito com a internet que é um universo em nossas mãos.

    Hoje queria fazer um curso de scrapbook, mas sempre voltado ao uso do tecido. Encapar com tecido, fazer cartonagem...
    Estou nas pesquisas...
    Se alguém conhecer um mais completinho aqui no Rio me dê um help???

    Beijos e sucesso com suas costurices.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, só coisa boa... que delícia!!
    Eu queria fazer outro cursinho de costura, mas $$$ que é bom, nada... kkkkkk!
    Suas costurices ficaram lindas demais. Amei o carinho nos detalhes, super parabéns!!
    E costurar plástico é um parto, né! Aff...
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  11. Ficou tudo tão lindo e delicado... Onde ele viu coisa torta???? Coitado, não sabe que esses detalhes é que fazem cada peça nossa ser única... fazer o quê!
    Encomendei esse livro pela Saraiva, aqui no Brasil. Tô louca para que chegue!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Pri,
    Fico mega feliz por saber que o curso está contribuindo para seus conhecimentos e também os contatos que são super importantes em nossas vidas.
    Humm,está muito chique a clutch com plástico interno,é uma boa dica de fato!
    o Estojo está belíssimo,não liga para o comentário rs
    Xerooo

    ResponderExcluir
  13. Sei bem como é, me sinto ruim quando vou num curso e parece que as pessoas nem precisam aprender mais nada... Mas você está indo bem, imagino como deve ser legal aprender a costurar, quero aprender um dia..

    ResponderExcluir
  14. Olá Pri,

    Lindas as peças novas! Amo costurar, faço com alegria mesmo e sinto que você é assim também, aproveite muito o curso e daqui a pouco vai criar peças mais bonitas ainda. As cores e combinações de tecido deram muito charme as bolsinhas.
    beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por costurar seu comentário aqui no bloguinho! ♥
Perguntas são respondidas no seu blog.