Estas são as minhas netas: Ana Maria e Magdalena. Elas estavam com frio e então pensei em fazer estes saquinhos de dormir, na verdade vendidos por aí para bebês de verdade, mas ao ver um tutorial à venda na internet para fazê-lo, olhei pra ele, peguei minhas coisas e criei o meu. Com ajuda de boneca, papel, lápis e um body de bebê que minha filha ganhou da vizinha pra brincar. Com isso posicionei o body, boneca sobre um papel branco e fui desenhando o molde.
Pelo fato de as bonecas terem comprimentos diferentes, umas são mais gordinhas, outras mais cabeçudinhas, não tem como fazer um molde para fazer download ou imprimir. O melhor é tirar o molde a partir do próprio tamanho da boneca da filha / sobrinha... Confesso que ter visto minha mãe fazer roupas pra mim a vida toda e usando roupas já prontas como molde de corte para novas ajudou muito. Notem que as costas sempre têm menos profundidade na área da gola do que na frente. Ou seja, é menos côncavo.
Então o corte ficou assim: mais comprido do que a boneca contando a partir do pescoço dela. Com cantos bem arredondados. Acho que esse é um tutorial para costureirinhas intermediárias. Abaixo, estão os cortes dos tecidos e da manta acrílica que vai deixar o bebê da sua pequena bem quentinho:
Material:
Tecido em algodão. Se possível, em estampas diferentes para face interna e externa.
Zíper
Viés
Manta acrílica.
O primeiro passo é pregar o zíper. Calma! Vai dar tudo certo, não tenha medo de zíper!
Posicione os tecidos e os demais nessa ordem: Face interna virada pra cima, zíper virado pra cima, face externa virada para baixo e oposta à interna, manta acrílica. Pregue com alfinetes e costure. Veja as imagens abaixo:
Faça o mesmo do outro lado. Ele vai ficar assim:
Agora, abra o zíper. Posicione os tecidos de volta como quando você pregava o zíper e costure a área descrita na imagem abaixo, de modo a fechar a área dos braços.
Faça isso dos dois lados. E então, posicione os tecidos das costas da mesma forma e costure a parte descrita na imagem abaixo:
Desvire também e una costas e frente com as faces viradas de frente pra outra, pra dentro e costura a barra dos ombros. Se você tiver uma máquina Overlock (que sorte a sua!) feche com ela também pra reforçar e melhorar o acabamento. Se não, faça como eu e dê um pontinho zigue zague pra fechar.
Veja como ela deve ficar:
Desvire para o lado certo e dê a barra que fecha o saquinho de dormir. Feche o zíper e use alfinetes para reforçar que o saquinho será costurado corretamente. Calma, que tá acabando!
Corte o excesso e pregue o viés pra fechar e cobrir essa costura. Dê logo pra criança brincar, assim ela pára de pular do seu lado, perguntado se está pronto. Pelo menos, aqui em casa foi assim.
Ainda assim, não fiquei feliz com o corte, acho que ali embaixo do braço ficou muito pontudo mas minhas netas ficarão aquecidas. Não tem problema. Se você é mamãe costureirinha, considere fazer pro seu bebê se não achar pra comprar na sua cidade. Eu sempre tive para os meus. No Brasil, com a primeira filha, nunca vi e minha mãe fez pra ela, já aqui na Alemanha eu comprei alguns. É perfeito pra eles dormirem, pois se mexem muito e se descobrem das mantinhas e cobertores, especialmente agora com o friozinho chegando no outono brasileiro. No fim, a ordem é brincar: elas por lá com as bonecas e a gente aqui, na máquina de costura.
Que lindinho! E que criatividade!
ResponderExcluirSua filha amou, com certeza!
E as cores escolhidas não podiam deixar mais alegre.
Pras que tem o dom da costura, sua postagem ficou ótima para que também façam para suas filhas.
Abração e lindo dia.
Que fofinho. Adorei.
ResponderExcluirBeijos.
Que lindo seu blog e seu trabalho!
ResponderExcluirParabéns
beijos do Chá
Oiii Pri,
ResponderExcluirmas que fofura que ficou, eu não conhecia esses saquinhos de dormir, o clima aqui é tropical, deve ser por isso ;)
Gostei do passo-a-passo, minha mãe também fazia nossas roupas tirando a medida de outra roupa. Imagino que suas filhas devem ter amado, realmente você disse certo, ela amou o brinquedo para brincar e você se divertiu fazendo.
Amei os tecidos.
Bjoos, eli.
Lindos! Adorei :)
ResponderExcluirTaís
Oi Priscila,
ResponderExcluirAdorei o seu post!
Mas ainda conhecer as suas netas :)
Esse tal de zíper assusta mesmo rs
Ficou muito lindo, adorei e o seu PAP 10.
E que tecidos lindos!!! Adorei esse colorido todo.
Com certeza sua filha esqueceu dos pulos e foi aquecer as filhas :)
Que bom que gostou das cores por lá.
Gostei muito desses posts no ano passado, mas achei que poderia trazê-los de volta e ainda seriam novidades!
É um assunto que adoro, e acho que devemos ficar de olho mesmo no que acontece a nossa volta, na moda, na decoração...
Sem regras, mas não custa nada :)
Quanto aos temperos, a ideia da caneta é ótima.
Eu cismei (aquilo de cismar rs) e comprei as sementes, agora quero as mudas.
Com o frio deve ser complicado mesmo!
bjs,
Adorei a criatividade!:)
Ontem coloquei a máquina de costura para 'fazer barulho' por aqui rs
Mas só treinando :)
...'mais ainda conhecer...' engoli letras rs
ResponderExcluirE não consegui mudar rs
bjs
Oi Pri,que lindo que ficou, bem costuradinho, bem explicadinho... Lindas estampas. Sua gatinha deve ter adorado, né?!
ResponderExcluirOlha, minha Tilda também não é grandona, quis uma menor mesmo, ela tem 42cm. O carretel eu também fiz com massa epóxi, pintei de bege e enrolei a linha.
Também tive dificuldade em virar, rs... Apanhei. É a grande dificuldade de quem faz menor.
Bjs
Oi, Pri,
ResponderExcluirOs saquinhos ficaram muito fofos, a estampa dos também tecidos
é linda! Olha, em princípio sempre se pode substituir a gordura vegetal
por óleo vegetal. Mas ela dá uma textura um pouco mais suave aos preparados, rsrs.
Beijo